21.7 C
Belo Horizonte
InícioGeralMinas Gerais registra terceira morte por dengue em 2025

Minas Gerais registra terceira morte por dengue em 2025

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, nesta quarta-feira (12), a terceira morte por dengue em 2025. A vítima é uma mulher de 40 a 49 anos, residente de Itapagipe, no Triângulo Mineiro, que apresentava comorbidades.

Os outros dois óbitos registrados também ocorreram no Triângulo Mineiro, em Iturama e Uberlândia, envolvendo mulheres com idades entre 80 e 89 anos. Até o momento, o Estado contabiliza 30.202 casos prováveis de dengue. Além das três mortes confirmadas, outras 22 estão sob investigação. Os casos graves ou com sinais de alarme somam 388.

Minas Gerais também enfrenta um aumento nos casos de outras arboviroses. A chikungunya causou uma morte, e há outro óbito investigado, além de 2.641 casos prováveis. Já os casos de zika são 12.

Uberaba e Uberlândia estão entre as cidades com mais casos prováveis de dengue, com 2.800 e 2.037 registros, respectivamente. Uberlândia lidera também o número de casos prováveis de chikungunya em Minas, com 1.501 diagnósticos.

Sorotipo 3 da dengue chama atenção das autoridades

Com o Carnaval se aproximando, as autoridades de saúde em Minas Gerais alertam para o risco de disseminação do sorotipo 3 da dengue. Este tipo de infecção, que não era registrado no Estado há 17 anos, pode se espalhar rapidamente, especialmente devido à aglomeração de pessoas nas festas de rua, como os blocos de Carnaval.

A SES-MG tem intensificado a prevenção contra os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, com o uso ampliado de drones e o treinamento das equipes de saúde. O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou a importância do controle do vetor, principalmente se turistas infectados com o sorotipo 3 chegarem ao Estado, ampliando o risco de transmissão.

“O controle do vetor é fundamental para evitar a propagação da doença durante o Carnaval. Se houver mosquitos circulando, eles podem picar turistas infectados e aumentar a disseminação do vírus”, afirmou Baccheretti.

Leia mais: Minas Gerais registra terceira morte por dengue em 2025

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui