Uma operação de varredura realizada pela Polícia Penal na Penitenciária Deputado Expedito de Faria Tavares, em Patrocínio, no Triângulo Mineiro, resultou na apreensão de celulares, drogas e documentos que serão encaminhados para investigação. A ação ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (2) e teve como alvo detentos ligados a facções criminosas.
Coordenada pela Agência Central de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), a operação integra um conjunto de medidas estratégicas para combater o crime organizado no estado.
Segundo a Sejusp, foram executados procedimentos rigorosos de segurança, com inspeções manuais e revistas gerais em todas as celas que abrigam presos vinculados a organizações criminosas. O objetivo foi coibir a comunicação ilegal entre detentos e integrantes do crime organizado fora dos presídios, além de desarticular o planejamento de atividades criminosas de dentro das unidades prisionais.
Entre os materiais apreendidos estão celulares, entorpecentes e documentos diversos, cujo teor ainda será analisado pelas autoridades competentes para possível identificação de novas práticas criminosas ou ligações entre presos e facções.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, destacou a importância de operações como essa no enfrentamento ao crime organizado. “Com isso, temos conseguido fazer o isolamento de lideranças, resultando no enfraquecimento de grupos que atuam dentro e fora dos presídios, além de aprimorarmos os procedimentos de segurança prisional”, afirmou.
Nos últimos anos, o Governo de Minas intensificou o combate ao crime organizado, especialmente em unidades prisionais, onde a atuação de facções se consolidou como uma das maiores preocupações das autoridades de segurança pública. Operações de revista e inteligência são parte do esforço contínuo para reduzir a influência de organizações criminosas sobre o sistema penitenciário e a sociedade.
As investigações sobre o material apreendido seguem em andamento e poderão subsidiar novos desdobramentos na repressão a crimes organizados no estado.
Leia mais: Polícia Penal faz operação em presídio de Patrocínio e apreende celulares, drogas e documentos ligados a facções- Frio intenso e ar seco marcam a quinta-feira (17) em Minas Gerais; BH amanhece com sensação térmica de 5°C
- STF mantém aumento do IOF, mas revoga cobrança sobre risco sacado
- Toffoli anula todos os atos da Lava Jato contra Alberto Youssef, mas mantém delação premiada
- Vereadores de Itabira sofrem acidente na BR-381 a caminho de BH; caso só veio à tona uma semana depois
- Aluna leva arma de airsoft para escola e colega é ferida no rosto em Brumadinho
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Contagem Corpo de Bombeiros Crime Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira