21.9 C
Belo Horizonte
InícioGeralMinas Gerais registra quarta Morte por dengue em 2025; Total de casos...

Minas Gerais registra quarta Morte por dengue em 2025; Total de casos alcança 31.790

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, nesta quinta-feira (13 de fevereiro), a quarta morte por dengue no estado em 2025. A vítima é uma mulher de 50 a 59 anos, residente em Uberaba, no Triângulo Mineiro, que não possuía comorbidades. As outras três mortes ocorreram nas cidades de Iturama, Itapagipe e Uberlândia, todas também no Triângulo Mineiro, envolvendo mulheres de diferentes faixas etárias.

Até o momento, Minas Gerais contabiliza 31.790 casos prováveis de dengue em 2025. Além dos quatro óbitos confirmados, outros 16 estão sob investigação. Há também 409 casos classificados como graves ou com sinais de alarme.

Em relação a outras arboviroses, o estado registra uma morte confirmada por chikungunya e investiga outro possível óbito relacionado à doença, com 2.725 casos prováveis notificados. Para o vírus zika, foram registrados 12 casos prováveis até o momento.

As cidades de Uberlândia, Belo Horizonte e Uberaba lideram o número de casos prováveis de dengue no estado, com 2.886 e 2.113 registros, respectivamente. Uberlândia também se destaca com o maior número de casos prováveis de chikungunya, totalizando 1.556 diagnósticos.

Embora o estado tenha registrado uma redução de 88,6% nos casos de dengue em comparação com o mesmo período do ano anterior, passando de 276.516 casos em 2024 para 31.344 em 2025.

As autoridades de saúde alertam para a importância contínua das medidas de prevenção. A população é incentivada a eliminar focos de água parada, utilizar repelentes e buscar atendimento médico imediato ao surgirem sintomas como febre alta, dores musculares e manchas vermelhas no corpo.

O Ministério da Saúde tem implementado novas tecnologias para o controle da dengue em Minas Gerais, incluindo a instalação de estações disseminadoras de larvicidas e a ampliação do Método Wolbachia, que visa reduzir a capacidade de transmissão do vírus pelo mosquito Aedes aegypti.

A SES-MG reforça a necessidade de colaboração de toda a sociedade para conter a disseminação da dengue e outras arboviroses, enfatizando que a prevenção é a medida mais eficaz para evitar novos casos e óbitos.

Leia mais: Minas Gerais registra quarta Morte por dengue em 2025; Total de casos alcança 31.790

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui