21.9 C
Belo Horizonte
InícioGeralSurto de tuberculose atinge presídios de Juiz de Fora e gera preocupação

Surto de tuberculose atinge presídios de Juiz de Fora e gera preocupação

Os presídios de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, enfrentam um surto de tuberculose, com 42 detentos diagnosticados com a doença. Os casos foram confirmados nas três unidades prisionais da cidade: 27 na Penitenciária José Edson Cavalieri (Pjec), 11 na Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires e 4 no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp).

Segundo a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), os presos estão recebendo tratamento conforme as diretrizes dos órgãos de saúde. “Os custodiados são atendidos diariamente e recebem acompanhamento especial por parte das equipes do Núcleo de Saúde da penitenciária”, informou a pasta. No entanto, a Sejusp não detalhou quais medidas estão sendo adotadas para conter a propagação da doença dentro do sistema prisional.

Diante do agravamento da situação, a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Juiz de Fora anunciou que levará uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos. A preocupação principal é o risco de disseminação da tuberculose para fora dos presídios, afetando familiares, advogados e trabalhadores do sistema penitenciário.

Um policial penal, que preferiu não se identificar, expressou preocupação com a crescente incidência da doença. “Os casos de tuberculose estão aumentando diariamente. Mesmo que os presos recebam cuidado, não sabemos como está a situação de controle da doença dentro do presídio. Ficamos com receio de nos contaminar e levar a bactéria para nossas famílias”, afirmou.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, transmitida pelo ar por meio de gotículas expelidas na fala, tosse ou espirro. O ambiente carcerário, muitas vezes superlotado e com condições sanitárias precárias, favorece sua disseminação. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a taxa de incidência da doença no sistema prisional brasileiro é significativamente maior do que na população em geral.

A OAB e entidades de defesa dos direitos humanos cobram das autoridades medidas mais eficazes para conter o surto e garantir a saúde dos detentos e profissionais que atuam no sistema prisional.

Leia mais: Surto de tuberculose atinge presídios de Juiz de Fora e gera preocupação

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui