18.7 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoGreve de Servidores Adia Divulgação das Estatísticas Fiscais para Novembro

Greve de Servidores Adia Divulgação das Estatísticas Fiscais para Novembro

Nesta terça-feira (29), o Banco Central (BC) anunciou o adiamento da divulgação do relatório das estatísticas fiscais de setembro, que inclui dados sobre a dívida bruta do governo geral e a dívida líquida do setor público. Originalmente programado para esta quinta-feira (31), o relatório será publicado no dia 11 de novembro. O adiamento deve-se à falta de informações do Tesouro Nacional, diretamente afetado pela greve dos servidores.

De acordo com o BC, o novo relatório será disponibilizado às 8h30, seguido de uma coletiva de imprensa às 10h30. A greve dos servidores, que vem causando repetidos atrasos em divulgações econômicas, tem sido caracterizada por uma “operação-padrão” ou “operação tartaruga” dos auditores e técnicos federais da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tesouro Nacional. O movimento foi intensificado em agosto, e na última semana os servidores ampliaram a mobilização, interrompendo as atividades às terças, quartas e quintas-feiras por tempo indeterminado.

Além do relatório do Banco Central, o Tesouro já havia anunciado, na última sexta-feira (25), o adiamento das coletivas de imprensa para apresentação dos dados do Relatório Mensal da Dívida (RMD) e do Resultado do Tesouro Nacional (RTN) de setembro. Em nota, o Tesouro afirmou que esses adiamentos estão diretamente relacionados à valorização da carreira dos servidores e à greve em andamento.

Esse adiamento impacta tanto o setor público quanto o mercado financeiro, que utiliza essas informações para projeções econômicas e análises de políticas fiscais.

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS