Em meio aos volumes de chuvas intensas registrados nas últimas horas e com previsão de mais precipitações, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de risco geológico forte em várias regiões da cidade.
Conforme o comunicado, as regionais Noroeste, Oeste, Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste e Venda Nova enfrentam um risco considerável, enquanto a regional Pampulha é classificada com risco moderado. A vigência do alerta vai até a próxima segunda-feira, dia 25.
Diante desse cenário, a população é orientada a redobrar a atenção quanto ao grau de saturação do solo e sinais construtivos que possam indicar perigo, como quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
A Defesa Civil reforça a importância de ficar atento a alguns sinais que podem indicar a iminência de deslizamentos, tais como trincas nas paredes, acúmulo de água no quintal, dificuldade de abrir portas e janelas, rachaduras no solo, entre outros.
Como medida preventiva, a população deve evitar cortes muito altos e inclinados nos barrancos, instalar calhas nos telhados, consertar vazamentos em reservatórios e caixas-d’água, além de não descartar lixo ou entulho nas encostas, despejar esgoto nos barrancos ou fazer queimadas.
Para garantir um monitoramento mais eficaz e uma resposta rápida em caso de emergência, a Defesa Civil disponibiliza diversos canais de comunicação. Os moradores podem receber alertas via WhatsApp, se cadastrando no Canal Público, e também por SMS, bastando enviar o CEP da rua para o número 40199. Além disso, as redes sociais, como Instagram, Facebook e o canal público do Telegram, são ferramentas disponíveis para acompanhar as informações e recomendações da Defesa Civil de Belo Horizonte.