15.8 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoCongresso decide sobre 34 vetos e avança na criação da CPMI do...

Congresso decide sobre 34 vetos e avança na criação da CPMI do INSS

Foto: Jonas Pereira / Agência Senado | Fonte: Agência Senado

Em sessão conjunta nesta terça-feira (17), o Congresso Nacional avançou na votação de 34 dos 60 vetos presidenciais que estavam pendentes, e deu um passo decisivo para a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar os descontos ilegais em benefícios do INSS.

A leitura oficial do requerimento para instalação da CPMI foi feita pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A comissão foi solicitada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT), com apoio de 223 deputados e 36 senadores, número superior ao mínimo necessário.

A CPMI terá 15 deputados e 15 senadores titulares, com o mesmo número de suplentes, e terá prazo de 180 dias para concluir os trabalhos. Agora, cabe aos partidos indicar os membros para que o colegiado seja efetivamente instalado.


Vetos: um ano de atraso e votação fatiada

Após mais de um ano sem análise de vetos presidenciais, os parlamentares decidiram rejeitar ou manter dispositivos de projetos aprovados entre 2022 e 2024, muitos deles fora do prazo regimental de 30 dias.

Por acordo entre líderes partidários, a análise foi fatiada. Dos 60 vetos pendentes, 34 foram parcialmente ou totalmente decididos, enquanto os demais tiveram a votação adiada para uma nova sessão antes do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho.

O presidente Davi Alcolumbre prometeu nova sessão até 17 de julho, para concluir a pauta.


Vetos derrubados: Zika, aposentados e reforma tributária

Entre os vetos derrubados, destaque para:

  • Indenização e pensão para vítimas do Zika vírus (PL 6.064/2023), cuja derrubada do veto garante os benefícios;
  • Dispensa de reavaliação periódica para aposentados por incapacidade permanente (PL 5.332/2023);
  • Isenção de fundos de investimentos privados e patrimoniais do IBS e da CBS, impostos criados na reforma tributária;
  • Prorrogação de subsídios por 20 anos para pequenas hidrelétricas, biomassa e energia eólica, dentro das regras do Proinfa (Programa de Incentivos às Fontes Alternativas de Energia Elétrica).

Vetos mantidos: economia criativa e regras para policiais

Outros vetos foram mantidos:

  • Veto parcial à lei de apoio à economia criativa, para evitar novas exigências burocráticas para liberação de recursos;
  • Veto ao abrandamento de punições a policiais federais e civis do DF, mantendo punições mais rígidas para crimes como discriminação e maus-tratos;
  • Veto à criação de uma categoria de “animais de entretenimento”, dentro da lei do Cadastro Nacional de Animais Domésticos.

Vetos adiados: diabetes, games e mais tributação

Entre os 31 vetos que tiveram deliberação adiada, estão:

  • Veto que impede o reconhecimento da diabetes tipo 1 como deficiência;
  • Veto à concessão de incentivo fiscal para games brasileiros independentes;
  • Partes ainda pendentes da regulamentação da reforma tributária.

A expectativa é que esses temas sejam votados até o início do recesso.


Outros projetos aprovados

Além dos vetos, o Congresso também aprovou o PLN 3/2025, que destina R$ 816,6 milhões em crédito suplementar ao Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).


Leia mais: Congresso decide sobre 34 vetos e avança na criação da CPMI do INSS

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Contagem Corpo de Bombeiros Crime Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira



CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui