O Tribunal de Contas da União (TCU) deve concluir em até 60 dias o julgamento sobre a compra fraudulenta de 300 respiradores pelo Consórcio Nordeste, resultando no desvio de R$ 48 milhões durante a pandemia de Covid-19. O processo tem como principal alvo Carlos Gabas, ex-ministro da Previdência e então secretário-executivo do consórcio, podendo resultar em uma multa milionária e proibição de ocupar cargos públicos por até oito anos.
A investigação revela que os respiradores nunca chegaram ao Brasil, apesar do pagamento antecipado. A empresa contratada, Hempcare Pharma, especializada em produtos à base de maconha, não tinha experiência com a importação de equipamentos médicos. Documentos mostram que Gabas assinou um atestado de recebimento, alegando que os respiradores estavam em “perfeitas condições”, o que posteriormente foi desmentido.
A fraude milionária envolve várias irregularidades, como a cláusula de pagamento antecipado que favoreceu a empresa sem histórico na área médica, e o fato de que os respiradores nunca foram entregues. Mesmo assim, Gabas atestou a entrega, embora os equipamentos nunca tenham chegado ao Brasil.
Embora o atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, que na época era governador da Bahia e participou das negociações, não seja alvo da investigação do TCU, a apuração criminal sobre a fraude continua em andamento. Costa acusou a Polícia Federal de perseguição em relação ao caso.
Carlos Gabas defendeu-se, alegando que a compra exigia medidas emergenciais devido à pandemia e que a Bahia encontrou um “fornecedor adequado”. No entanto, a defesa não convenceu os auditores, que contestaram sua alegação de falta de responsabilidade sobre a elaboração do contrato, já que sua assinatura constava nos documentos.
Caso o julgamento confirme a decisão do TCU, Gabas poderá ser impedido de assumir cargos públicos por até oito anos e terá que pagar multas significativas. O caso pode ainda revelar novas conexões políticas sobre o esquema de corrupção.
Leia mais: Escândalo de milhões dos respiradores pode prejudicar ex-braço direito de Rui Costa- PCO critica STF e diz que ditadura era “Mais Justa” após condenação de mulher a 14 anos por pichação com batom
- PCMG desmantela esquema de rifas ilegais e lavagem de dinheiro em Santa Luzia
- Homem é executado com 27 tiros em distribuidora de bebidas em Betim; Polícia investiga três suspeitos
- Carretas carregadas com soja são roubadas na BR-050 em Delta; Polícia recupera carga e veículos
- PCC tentou, sem sucesso, se aproximar de ministro do STF, revela investigação do Gaeco
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews