Pacientes internados no Hospital de Pronto-Socorro (HPS) João XXIII, em Belo Horizonte, têm aguardado por dias nos corredores à espera de cirurgias ortopédicas. A situação foi constatada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) durante visita técnica realizada nesta segunda-feira (17/3/25).
Entre os casos, destaca-se o de dona Eva, de 79 anos, que, emocionada, relatou estar há uma semana aguardando por um procedimento cirúrgico no ombro em um corredor lotado no primeiro piso do hospital. A visita teve como objetivo avaliar o impacto do fechamento, em dezembro de 2024, do bloco cirúrgico do Hospital Maria Amélia Lins (HMAL) sobre o funcionamento do João XXIII.
O HMAL atuava como retaguarda do HPS, recebendo pacientes já estabilizados após cirurgias no João XXIII e que necessitavam de continuidade no tratamento ou de novas intervenções ortopédicas. Com o fechamento do bloco cirúrgico do HMAL, aproximadamente 200 procedimentos mensais foram transferidos para o João XXIII, sobrecarregando a unidade que já é referência em politraumatismos, queimaduras e tragédias no estado.
Maria Lúcia Barcelos, do conselho local de saúde, classificou a situação atual vivenciada pelos pacientes no HPS como “criminosa e degradante”. Ela ressaltou que, além de o João XXIII já ser uma unidade sobrecarregada, agora está atendendo a cirurgias eletivas que antes eram realizadas no HMAL, atrasando o atendimento de cirurgias de maior urgência.
A médica psiquiatra Paula Aparecida Gomes alertou que a espera nos corredores do HPS por cirurgias tem levado ao adoecimento psiquiátrico de muitos pacientes, demandando medicação não somente contra a dor, mas também contra ansiedade, estresse e depressão.
Pacientes como Kellen Canpolian, designer de unhas de Patos de Minas, e Fábio Henrique, vítima de um acidente de carro, relataram longas esperas por cirurgias e pressão para desocupar o HMAL, que está em processo de terceirização.
Apesar dos relatos, o diretor do Complexo de Urgência e Emergência da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Fabrício Giarola, afirmou que o fechamento do bloco do HMAL não impactou negativamente o HPS. Segundo ele, servidores do HMAL foram transferidos para o HPS, o que teria aumentado a produtividade em cirurgias no João XXIII, que teria conseguido absorver as demandas. Giarola destacou que o João XXIII é uma unidade de emergência e urgência de porta aberta, com uma média de atendimento diário de 300 pacientes, e que, durante a visita, ainda havia capacidade para internar mais 70 pacientes.
No entanto, a deputada Bella Gonçalves, presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG, avaliou que a visita técnica revelou um atendimento prestado de forma caótica e sem dignidade no João XXIII. Ela destacou que foram observadas demandas por cirurgias de urgência com esperas de 8 a 15 dias, com pessoas correndo risco de infecção, enquanto a direção afirmava que não havia impactos. A situação será discutida em audiência pública da comissão nesta quarta-feira (19/3), na ALMG.
A deputada Beatriz Cerqueira (PT) também considerou a situação desrespeitosa para pacientes e servidores, alertando que a proposta do governo pode levar à privatização de serviços de saúde, por meio da criação do Serviço Social Autônomo de Gestão Hospitalar (SSA-Gehosp), prevista em projeto do Executivo que tramita na ALMG. O deputado Lucas Lasmar (Rede) acusou o governo de falta de planejamento na destinação pretendida para o HMAL e contestou a posição da Fhemig, afirmando que não há como dizer que o fechamento do bloco do Amélia Lins não teve impacto no João XXIII, diante dos pacientes nos corredores.
Leia mais: Pacientes enfrentam longas esperas por cirurgias ortopédicas no Hospital João XXIII- Nota de Barroso à The Economist causa desconforto no STF e reação da oposição
- Explosão em plataforma desativada da Petrobras na Bacia de Campos deixa 14 feridos
- Após seis feminicídios em um único dia, RS antecipa lançamento de plataforma para pedido de medida protetiva online
- Colisão entre carro e caminhonete mata mulher na MGC-154 no Domingo de Páscoa
- EUA e Irã avançam em negociações e iniciam esboço de novo acordo nuclear
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews