20.8 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoDivisões internas no PT marcam segundo turno das eleições de 2024

Divisões internas no PT marcam segundo turno das eleições de 2024

Derrotas da esquerda levam o PT a apoiar nomes da direita no 2º turno e provocam divisão no partido As divisões internas refletem as dificuldades do PT em conciliar estratégias regionais com seu projeto nacional.

Com candidatos em apenas quatro das 15 capitais onde haverá segundo turno, o Partido dos Trabalhadores (PT) enfrenta dilemas estratégicos para se posicionar em cidades onde os dois candidatos finalistas são de direita. Em cinco dessas capitais — Curitiba, Goiânia, Manaus, Campo Grande e Porto Velho —, o partido adotou a neutralidade, mas alas internas decidiram apoiar o que consideram o “menos pior”.

Em Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD) enfrenta Cristina Graeml (PMB), que conta com apoio de Jair Bolsonaro. Apesar de não declarar apoio oficial, o PT atua nos bastidores para conter a vitória de Graeml. Em Goiânia, o partido prefere Sandro Mabel (União Brasil), apoiado pelo governador Ronaldo Caiado, ao bolsonarista Fred Rodrigues (PL), mas oficialmente mantém-se neutro.

A situação em Campo Grande é similar, onde Rose Modesto (União Brasil) disputa contra a atual prefeita Adriane Lopes (PP). Embora haja afinidade com Modesto, o PT optou por não apoiá-la publicamente para evitar associações com a esquerda e proteger sua campanha junto ao eleitorado conservador.

Porto Velho apresenta o cenário mais complicado, com dois candidatos bolsonaristas, Mariana Carvalho (União Brasil) e Leo Moraes (Podemos), o que levou o PT a não se envolver na disputa.

Entretanto, em outras quatro capitais, o PT tomou partido, como em João Pessoa, onde apoia o prefeito Cícero Lucena (PP) contra Marcelo Queiroga (PL), ex-ministro de Bolsonaro. Contudo, o candidato petista derrotado, Luciano Cartaxo, não seguirá essa orientação.

Em Aracaju, o apoio a Luiz Roberto (PDT) também gerou controvérsia, enquanto em Manaus, o partido orientou voto contra Capitão Alberto Neto (PL), liberando os filiados para apoiarem o atual prefeito, David Almeida (Avante), ou não.


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS