O Supremo Tribunal Federal (STF) exigiu esclarecimentos do governo federal sobre o crescimento alarmante de 27% nos casos de malária entre 2023 e 2024. O pedido foi feito pelo ministro Luís Roberto Barroso após a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) denunciar a falta de transparência na gestão da saúde indígena e a ineficiência das ações governamentais na contenção da doença.
Aumento expressivo de casos
Dados do Ministério da Saúde revelam que os casos de malária passaram de 14,4 mil em 2023 para 18,3 mil em 2024. Segundo a Apib, esse crescimento reflete falhas na implementação de políticas públicas e a falta de uma estratégia eficiente de combate à doença, especialmente em territórios indígenas.
Além da malária, a entidade também apontou a expansão de outras doenças, como a dengue, como evidência da falta de controle sanitário. “A dificuldade da atual gestão em superar esses gargalos tem causado preocupação. Isso se deve à quantidade de recursos financeiros vultosos sendo aplicados nas terras indígenas, sem melhorias proporcionais nos índices de saúde”, afirmou a Apib no processo.
Falta de transparência
A Apib também criticou a gestão do Ministério da Saúde, alegando falta de transparência e demora na divulgação dos dados de saúde. A organização argumenta que a ausência de atualização periódica das informações públicas compromete a fiscalização das ações implementadas pelo governo.
Por outro lado, o governo federal rebateu as críticas e atribuiu o aumento dos casos de malária à “herança de abandono” deixada por gestões anteriores. Em resposta ao STF, o governo alegou que, desde 2023, tem conduzido “a maior operação já realizada pelo Estado na Terra Indígena Yanomami”, em Roraima.
Leia mais: Malária em Alta: STF Cobra Ações e Respostas do Governo Federal- Homem é morto após investir contra policiais militares com faca em Alfenas (MG)
- Diretor de faculdade é preso pela PF por falsificação de diplomas em Uberlândia
- Menina de 10 anos morre ao ser atingida por banco de madeira no Norte de Minas
- PL mantém obstrução na Câmara e pressiona por anistia a investigados do 8 de janeiro
- Jovem é executado com 10 tiros em Juatuba e avó reconhece corpo
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews