As defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro, do general Walter Braga Netto e do coronel Marcelo Costa Câmara recorreram à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), alegando que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), está cometendo ilegalidades e violando as prerrogativas da advocacia no inquérito sobre o suposto golpe de Estado.
A representação pede que a OAB tome medidas para garantir os direitos dos advogados, que afirmam estarem “de mãos atadas” devido às negativas de pleitos essenciais para o exercício da profissão. As defesas argumentam que o cerceamento de acesso às provas prejudica a ampla defesa, o contraditório e o devido processo legal, tornando o trabalho dos advogados meramente simbólico.
O pedido foi assinado por diversos advogados de Bolsonaro e Braga Netto, bem como por Luiz Eduardo de Almeida Santos Kuntz, advogado de Marcelo Costa Câmara. As defesas alegam que não receberam acesso completo às provas da investigação, como a íntegra das conversas extraídas dos celulares apreendidos pela Polícia Federal. Embora o sigilo tenha sido levantado, a alegação é de que as informações entregues estão desorganizadas e incompletas, impedindo uma defesa eficaz.
Além disso, os advogados reclamam da falta de tempo adequado para preparar as defesas prévias, destacando que a Procuradoria-Geral da República (PGR) levou 83 dias para elaborar a denúncia, enquanto o prazo solicitado para a defesa foi negado por Moraes. Eles argumentam que, devido à quantidade de réus e à documentação física, o prazo deveria ser contado em dobro, conforme a jurisprudência do STF.
Por fim, as defesas alertam que a negativa do prazo adequado gerou cerceamento de defesa, resultando em prejuízo concreto na análise e resposta à denúncia.
Leia mais: Advogados de Bolsonaro Acionam OAB Contra Alexandre de Moraes: ‘Mãos Atadas’- Nota de Barroso à The Economist causa desconforto no STF e reação da oposição
- Explosão em plataforma desativada da Petrobras na Bacia de Campos deixa 14 feridos
- Após seis feminicídios em um único dia, RS antecipa lançamento de plataforma para pedido de medida protetiva online
- Colisão entre carro e caminhonete mata mulher na MGC-154 no Domingo de Páscoa
- EUA e Irã avançam em negociações e iniciam esboço de novo acordo nuclear
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews